Nicho de mercado – O que é e 6 passos para escolher o seu
Quer saber o que é um nicho de mercado e como você pode escolher o seu? Esse post foi feito para você.
Aqui falarei tudo o que você precisa saber sobre nichos de mercado e um passo a passo bem prático para que possa definir o do seu negócio.
Boa leitura!
O que é o nicho de mercado?
Muito provavelmente você já ouviu falar alguma coisa relacionada ao nicho de mercado, inclusive aqui mesmo no blog.
Mas, você sabe o que ele significa? Bom, um nicho de mercado consegue representar um determinado segmento de um grupo de pessoas que possuem interesses parecidos umas com as outras.
Portanto, o nicho de mercado é uma parte de um grupo que tenha as suas próprias particularidades.
Esse grupo pode ser amplo, ou seja, pessoas que buscam por todo tipo de material esportivo ou um grupo mais especifico, voltado para pessoas que gostam de correr.
Através desse comportamento, o nicho de mercado quer explorar os novos mercados, buscando suprir sempre diversas demandas que ainda não receberam a devida atenção.
Como escolher um nicho de mercado? – 6 passos para começar
Antes de você abrir, realmente, um negócio, você precisa definir o nicho de mercado.
Nada irá funcionar se você não definir o que quer vender, porque e quais são os seus possíveis lucros com essas vendas.
Abaixo, portanto, irei falar, passo a passo, como você deve fazer para ter o seu nicho hoje mesmo.
#1 – Tenha uma lista de temas que você tem conhecimento:
A primeira coisa que você precisa considerar na hora de definir o nicho é sobre o que você gosta de falar.
Esse passo é fundamental, pois, dentro do mercado digital, lidar com o seu nicho de mercado vai ser algo diário, com estudos e nada mais tediante do que fazer algo que não gosta o dia todo, não é?
#2 – Nicho de mercado – Reduza a sua lista:
Depois de você conseguir listar bem as suas preferências, comece a reduzir bem a sua lista para as atividades que você além de gostar, sabe desenvolver bem.
Nesse momento, é fundamental você ter desapego para poder compreender que nem sempre um tema que você gosta, você vai conseguir trabalhar com ele.
Um bom exemplo é você amar pets, entretanto, não entende tanto sobre o tema a ponto de conseguir ensinar outras pessoas.
Claro, nada aqui vai te impedir de estudar muito sobre e se tornar uma referência, entretanto, você pode utilizar outra habilidade sua que pode lhe dar o mesmo retorno financeiro.
Um bom nicho é sempre aquele que consegue cruzar o seu interesse sobre o tema e as suas maiores experiências.
#3 – Avance a sua pesquisa:
Depois de entender o que você gosta e realmente sabe fazer, agora você precisa avançar essa pesquisa e descobrir se esse segmento vai te dar dinheiro.
Uma maneira de fazer isso, é lembrar de quando você fez uma pesquisa, sobre o nicho escolhido e acabou não encontrando o que precisava sobre o tema.
Essa é uma ótima dica, pois, vai facilitar para você na hora de encontrar palavras-chaves que ainda não foram exploradas pelos concorrentes.
Não se esqueça que existem dois tipos de palavras-chave, as mais genéricas, curtinhas e as específicas, de cauda longa.
As palavras-chaves de cauda longa, ajudam o seu negócio a segmentar melhor o conteúdo e direcionar para um público específico.
Mas, esse é um tema para outro artigo, então, vamos continuar o principal objetivo, escolher seu nicho.
#4 – Avalie a oferta x procura:
Um detalhe muito importante quando você for definir qual é o melhor nicho de mercado é verificar se existe alguma procura sobre o tema e se tem empresas concorrentes que oferecer algo parecido.
Afinal de contas, não vai adiantar muito você investir o seu tempo e dinheiro em algo que não vai te levar a lugar algum, né?
Utilizando a lista que você tem com os nichos, faça uma pesquisa em ferramentas de palavras-chave, como o Google, Yahoo e Bing.
A partir disso você consegue ver se tem demanda suficiente para o seu negócio e com que frequência essas palavras-chaves estão sendo buscadas.
Cruzando todos os dados de demanda e busca, além de conhecer os seus concorrentes, você vai conseguir analisar quais são as suas opções e escolher o nicho ideal que tenha muita demanda e pouca competição.
#5 – Entenda sempre das maiores tendências:
Vai sempre ter gente buscando maneiras de emagrecer, como ganhar dinheiro trabalhando em casa e dicas para ser produtivo.
Todos esses itens são tendências.
Ou seja, são nichos que tem uma grande procura, mas tem também muita oferta e se tornar alguém nessa multidão não vai te tornar um grande empreendedor.
Portanto, você precisa dar sequência nas pesquisas e escolher um nicho que tem sempre uma procura grande, mas com pouca oferta.
Para verificar a demanda, plataformas como o Google e Google Trends vai te ajudar a descobrir o quanto as pessoas vem pesquisando sobre o tema.
Além disso, com o Google Trens é possível comparar as palavras-chave em um gráfico e você consegue ver o que é mais interessante.
#6 – Dá para competir com o nicho escolhido?
Por fim, você precisa saber se o nicho que você escolheu consegue competir com os concorrentes.
Digo de antemão que você não deve ficar desencorajado com as ofertas do mercado.
Se o nicho que escolheu tem muitas pessoas falando sobre você não precisa desistir agora.
Na verdade, veja essa situação como uma oportunidade, já que se tem muitas vendas e acessos, significa que tem muita procura para o serviço que você oferece.
Agora, você tem que fazer uma pesquisa para os seus concorrentes, visite as páginas deles e entre em contato pelo email para compreender como eles operam e como é a relação com os clientes em potencial.
Como você pode ver, essa etapa é minuciosa e exige pesquisa avançada, além de dedicação para encontrar as brechas do mercado.
Depois desse post, espero que você tenha tudo o que precisa para definir o seu nicho de mercado.
Caso tenha ficado alguma dúvida sobre o tema, deixe uma mensagem no espaço dos comentários para que eu possa lhe ajudar.
Grande abraço e até o próximo post.
Deixe um comentário